terça-feira, 17 de junho de 2008

Noite de Santo António!


A noite de Stº. António é uma das mais esperadas por muitos,é uma noite mítica,com um espírito único,com uma alegria única.
É a noite em que caminhamos pelas ruas da bela Lisboa e podemos fazer o que quisermos,que ninguém se importa.É a noite em que abraçamos a tradição,bebe-se vinho ou sangria,come-se a bela da sardinha,caminha-se de rua em rua,de praça em praça,de largo em largo,ouvindo a excelente música Portuguesa,quer seja música pimba,quer seja Fado,o que importa é o ambiente festivo.
Nas últimas idas aos Santos fiquei um pouco desiludido,fui para Alfama e Castelo e deparei-me com bancas de Caipirinha,música brasileira,kuduro,kisomba...enfim,tudo coisas a fugir á tradição,que é aquilo que esta noite tem de melhor.
Este ano levaram-me para a Bica,onde vos posso dizer que a tradição ainda é o que era.
Havia 2 palcos,música Portuguesa acima de tudo,festa e paródia para todos,ambiente excelente,muita comida e muita bebida.
Na noite de 6ª viu-se de tudo, pessoal a andar descalço durante 2 hores na calçada Lisboeta,a descer ruas onde estavam milhares de pessoas e a gritar "Cocaína!"...,o mesmo grito em frente a uma carrinha do corpo de intervenção da PSP,a urinar numa porta que se julgava abandonada no meio de uma rua onde estavam centenas de pessoas mas passados 2 minutos a porta abre-se e estava um senhor a limpar o chão com uma esfregona...,a cantar o hino de Portugal,a cantar "eu vi o sócrates no sexy hot a levar no pacote!"...,a passar em frente ao Europa e a dizer em voz alta "isto é só putas!",uma rapariga a chegar-se junto a mim e dizer "vamos gritar Portugal ou então porto",é claro que a minha resposta foi começar a gritar "nós só queremos o porto a arder,o porto a arder...",imaginem o ar de desânimo dela...e o melhor da noite foram 2 amigos que se colocaram junto a uma daquelas casas-de-banho de plástico,e cada vez que entrava alguém para urinar eles faziam placagens á casa-de-banho,pareciam os Lobos... cada pessoa que saía vinha com as calças todas molhadas e um bocado desorientados,foi engraçado, enfim,foi uma daquelas noites para mais tarde recordar,para o ano há mais!

Sem comentários: